|

Conferencista temática 2
ANPPOM 2008 |
Bernardo Illari é especialista em Música Latino-Americana desde o período colonial até o inicio dos nacionalismos, fundamentalmente no que diz respeito à região andina.
Obteve o seu Ph.D. em História da Música pela Universidade de Chicago em 2002 com a tese "Polychoral Culture: Cathedral Music in La PLata (Bolivia), 1680-1730." [Cultura policoral: música catedralícia em La Plata (Bolívia), 1680-1730]
As distinções recebidas incluem o prêmio "Howard Mayer Brown" em 1996 e o "AMS 50 fellowship" em 1997. Há mais de quinze anos contribui com edições de partituras e comentários críticos na rede internacional de solistas, conjuntos e gravadoras de música antiga.
O seu segundo livro Domenico Zipoli: Para una genealogía de la música clásica latinoamericana foi premiado em 2003 com o Prêmio de Musicología "Casa de las Américas", somando-se à extensa lista de publicações que incluem numerosos artigos em espanhol, inglês, italiano e árabe.
Mais info em: http://www.music.unt.edu/bio/illari.shtml |
Dr. Roger Chaffin
(Universidade de Connecticut) |

Conferencista temática 3
ANPPOM 2008
|
Roger Chaffin é profesor do Departamento de Psicologia com ação no âmbito da percepção, cognição e memória em performance musical. O seu interesse se focaliza em como o conhecimento se acumula na memória. Depois de vários anos trabalhando em torno da memória de palavras e frases, atualmente ele se concentra na memória da performance musical. Os seus detalhados estudos de casos de intérpretes altamente habilidosos têm inaugurado novos métodos de investigação que ele utiliza para explorar como as características psicológicas da memória e os sistemas motores modelam a interpretação musical.
Publicações mais representativas:
- Chaffin, R., Lemieux, A., & Chen, C. (2007). “It’s different each time I play”: Spontaneity in highly prepared musical performance. Music Perception, 24, 455-472. [PDF]
- Chaffin, R. (2007).Learning Clair de Lune: Retrieval practice and expert memorization. Music Perception, 24, 377-393. [PDF]
- Chaffin, R. & Logan, T. (2006). Practicing perfection: How concert soloists prepare for performance. Advances in Cognitive Psychology, 2, 113-130. [PDF]
- Chaffin, R. & Imreh, G. (2002). Practicing perfection: Piano performance as expert memory. Psychological Science, 13, 342-349. [PDF]
Mais info em:
http://web.uconn.edu/psychology/.../Chaffin.html
|
|
Webdesign original (2006): Beatriz Magalhães Castro (PPGMUS-UnB)
Update 2008: Pablo Sotuyo Blanco |